segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Escola Integrada Maria das Neves na Gruta de Maquiné!!!

No dia 10 de agosto, mais uma vez, a Escola Integrada Maria das Neves faz mais uma visita cultural educativa com os alunos da escola integrada, e dessa vez a visita foi na Gruta de Maquiné.

A gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, na época proprietário das terras. Conhecida como o berço da Paleontologia Brasileira, a gruta foi explorada cientificamente pelo sábio naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834, que em seguida mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor.

A Gruta possui 07 (sete) salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de apenas 18 metros. O preparo de iluminação e passarelas possibilita aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo percurso é acompanhado por um guia local.

Os alunos da escola integrada Maria das Neves, juntamente com a Coordenadora Fátima Maria Torchia Cordeiro e seus respectivos monitores, ficaram encantados com as belezas naturais do local.





Após o passeio à gruta, os alunos seguiram para o almoço e em seguida eles visitaram o Museu Casa Guimarães Rosa, que preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária. Também está sob a guarda do Museu uma coleção de cerca de 700 documentos textuais entre os quais merecem referência os registros de caráter pessoal (certidões, correspondência recebida e emitida, documentos escolares), discursos, artigos em periódicos e originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de “Tutaméia”, sua última obra publicada.

O Museu Casa Guimarães Rosa constitui hoje, referência importante para o turismo em Minas, integrando o roteiro tradicional de visitas à Gruta do Maquiné e arredores.





Com certeza foi um passeio inesquecível que agregou conhecimento e cultura aos nossos alunos e que agrega a todos que lá visitam.



Fonte:

http://www.eravirtual.org/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=114&Itemid=30

portal.cnm.org.br/sites/7600/7635/.../HistoricodaGrutadoMaquine.pdf


Um comentário:

  1. eu sou aluno fui e gostei: almoço,gruta,animais,casa do Guimarães Rosa,historias,descobrimento do pedras preciosas

    ResponderExcluir