terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma noite no museu!



Imaginem passar uma noite rodeados por enormes dinossauros, pterossauros, preguiça-gigante, tatu gigante, toxdonte, mastodontes, Tigres dente-de-sabre, elefantes, baleias, botos, etc. Os alunos do Floração/PAE e do EJA do “Marião” passaram!

No dia 17 de junho um grupo formado por vinte pessoas entre estudantes, professores e funcionários da EMMN do turno noturno visitaram o Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas, localizado no bairro Coração Eucarístico em Belo Horizonte.

A visita teve como objetivo aprofundar temas debatidos na sala de aula acerca da evolução da vida na Terra. Os alunos observaram de perto fósseis, ossadas, réplicas de fósseis e animais empalhados de diferentes épocas.

A visita teve início no 2º andar do museu, onde os alunos conheceram um pouco mais sobre o trabalho do paleontólogo Peter W. Lund, que pesquisou fósseis e ossadas em Minas Gerais, mais precisamente em Lagoa Santa no século XIX.


Em seguida, ainda no segundo andar, os alunos se fascinaram ao ver a exposição de esqueletos completos de fósseis de animais já extintos e espécies atuais da fauna brasileira que viveram no período Pleistoceno (Era do Gelo) há onze mil anos atrás. Puderam conferir também as ossadas de animais e animais empalhados do Cerrado brasileiro.


 


O terceiro andar tinha como tema a fauna exótica (animais que não são naturais do Brasil, como por exemplo, elefantes, rinoceronte, gorilas e antílopes) e a impressionante diversidade da fauna do meio aquático. As ossadas de diversos animais do zoológico de BH, como a do elefante Joca, estão expostos lá. 




 

A visita terminou no primeiro andar que tinha como tema a Era dos Répteis, que dominaram a Terra no Mesozóico, durante aproximadamente 150 milhões de anos. Os alunos viram réplicas de cinco exemplares de dinossauros sul-americanos, pterossauros (répteis voadores) e de um grande crocodilo, descobertos no Brasil e em diferentes partes do mundo.




 Os fósseis não criaram vida durante a visita como nos filmes de Holywood, mas, mesmo assim, foi muito bacana!

Texto: Guilherme Campos dos Santos
Fotos: As fotos foram retiradas dos ambientes virtuais a seguir:

3 comentários:

  1. Eu Deisielly Neves, do noturno, estive neste museu no dia 17 de junho e pude comtenplar a capacidade que um homem tem para montar uma exposição. Gostei bastante. O munitor da PUC soube explicar de uma forma melhor que os alunos entendessem. Essa foi a minha primeira oportunidade de contemplar os animais estintos

    Espero ir mais vezes!!!!

    ResponderExcluir
  2. lindo maravihloso!!!!!!!!!!
    ARLETE DE PAULA.

    ResponderExcluir
  3. Foi um espetáculo a exposição do museu,tive uma aventura maravilhosa!!!!!!!!! Como é impressionante as réplicas dos fósseis. Parecia que eu estava no filme do STEVEN SPIELBERG, no Parque dos Dinossauros,com aqueles dentes enormes... Parecia real, adorei!!!!!!!Fiz novos amigos de outra escola.QUEM ainda não foi ao museu não perca a oportunidade de conhecer.KKKKKKK

    Ao Guilherme, muito obrigado, bjs........
    Elaine Catarina

    ResponderExcluir