segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aula espetáculo!

No dia 30 de abril de 2010, oito alunos da EMMN, matriculados no Programa de Aceleração de Estudos (PAE), junto com a coordenadora pedagógica Gisele Assunção Outeiro, assistiram um espetáculo de bonecos do Grupo Giramundo. A apresentação foi realizada para uma platéia estimada de 1.500 adolescentes, provenientes de diversas escolas da capital, no intuito de celebrar o início do PAE em BH e de lançar o novo nome e logomarca do programa: Floração. O PAE, fruto da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte-PBH e Fundação Roberto Marinho-FRM, foi implementado na nossa escola em novembro de 2009 para os alunos do ensino fundamental noturno e utiliza a metodologia e materiais didáticos do Telecurso. O texto a seguir é da coordenadora Gisele Outeiro que contou ao Blog do “Marião” suas impressões sobre o evento.


“Aula espetáculo! O que seria isto? Realmente fomos convidados para uma aula espetáculo, que aconteceria no teatro do Minas Centro. Era início de tarde do dia 30 de abril. Os alunos, como sempre ansiosos, chegaram bem cedo à escola e estavam, como eu, loucos para saber o que seria isto. O ônibus que nos levaria ao teatro chegou dentro do horário previsto com alguns alunos da Escola Municipal São Rafael.

A ida de ônibus ao teatro foi a nossa primeira experiência de convívio com outras turmas do projeto Floração. Não ficamos amigos, mas também não tivemos problemas de relacionamento. Apenas aquele estranhamento normal que acontece quando turmas desconhecidas se encontram para participar de uma excursão.

Chegando ao teatro, um contingente enorme de jovens fazia fila para entrar. Em seu interior, os lugares foram separados por regionais. Entramos, sentamos e ficamos esperando a aula começar.


A cerimônia iniciou com a fala da coordenadora Noara de Maria Resende e Castro que apresentou um vídeo produzido junto a algumas turmas do PAE. Além do vídeo, alguns professores, coordenadores e alunos também deram seus depoimentos. Destaca-se a participação da repórter Isabela Iscalabrine, âncora do MG TV. Sua entrada foi um alvoroço. Os meninos a recepcionaram com muito entusiasmo. Ela apresentou a logomarca do programa e convidou para o palco o Grupo Giramundo, que iria fazer a aula espetáculo.

Os atores da companhia de teatro contaram um pouco sobre a história do grupo, sua fundação e trabalhos ao longo dos anos. Ressaltaram a presença de dois jovens atores no elenco atual que freqüentaram a escola de teatro do Giramundo e que hoje são profissionais do teatro de bonecos.

Começou a aula....Eles apresentaram a peça Giz. Todos os bonecos e componentes estavam usando branco, tudo branco. Não havia falas, só sons, mas que diziam tudo, alternância de graves e agudos, de ritmos lentos e rápidos.






O mais surpreendente foi como eles conseguiram silenciar instantaneamente 1500 adolescentes, que ficaram hipnotizados com a apresentação. Foi um espetáculo! Difícil narrar, pois sabemos o quanto são agitados os adolescentes, e tantos juntos, de lugares tão diferentes...., mas sim, o Giramundo conseguiu nos dar uma senhora aula.”

Gisele Assunção Outeiro
Imagens fotografadas por Guilherme Almeida, aluno do PAE-Floração/EMMN

4 comentários:

  1. Eu, Deisielly, participante do programa de aceleração, assisti essa peça de teatro. Foi super-legal. Gostei bastante. Foi uma peça muito diferente das outras que tinha visto.

    ResponderExcluir
  2. Pena que eu não fui nesse evento, pois pelas fotos que estou vendo parece ter sido muito legal. Depois todo mundo que foi comentou como foi bom. Deu até vontade de ter ido.
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. EU ACHEII MUITO LEGAL
    PQ OS ALUNOS RESPEITARAM A PECA DE TEATRO E FORAM MUITOS ALUNOS QUE ASSISTIRAM (1.500 ALUNOS). ELES RESPEITARAM E FIZERAM SILÊNCIO PARA VER A PEÇA DE TEATRO..
    MUITO LEGAL GOSTEI MUITO


    ASS:MAYARA

    ResponderExcluir