sábado, 29 de maio de 2010

Oficinas que fazem a diferença!!

A Escola Integrada da EMMN, atualmente vem atuando muito bem junto com suas oficinas.
A escola vem mostrando que as oficinas da escola integrada realmente integram os alunos visando seu aprendizado interescolar, permitindo aos monitores, ultrapassarem os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno.
E é nesse constante crescimento que observamos como as oficinas vem trabalhando pela melhoria do nível de conhecimento dos alunos.
Na oficina de Meio Ambiente, os alunos juntamente com o professor Rafael vem desenvolvendo um trabalho constante na busca de conhecimento acerca do meio onde vivemos, visto que os alunos não possuem domínio sobre este tema. O objetivo central dessa oficina é proporcionar ao aluno uma percepção de que ele é um agente integrante, participativo e responsável pela conservação e preservação ambiental.
Nas aulas da oficina de música, os alunos interagem com a Professora Amanda e descobrem o prazer no aprendizado musical. A educação musical na vida de uma criança é muito importante. Através da música a criança desperta a criatividade, aguça a sensibilidade individual, torna-se mais extrovertida e passa a comunicar-se com maior naturalidade com o mundo exterior. Esta oficina visa também proporcionar aos alunos vivências musicais significativas utilizando a flauta doce, por meio de atividades de apreciação, execução e composição.
Na oficina de capoeira, os alunos se integram em uma atividade corporal ricamente preenchida por elementos culturais. Esta oficina tem como objetivo fazer com que os aluno adquiram maior consciência e habilidades corporais, conheçam a história da capoeira, aprendam movimentos e organização típicos da roda de capoeira, aprendam canções típicas, entre outros conhecmentos. A sua prática traz vários benefícios para o ser humano. Na parte física, é o esporte mais completo que existe, pois, por meio de uma riqueza de movimentos, trabalha várias partes do corpo, melhorando o condicionamento e o controle emocional.

Nas aulas de dança, a turma se diverte em meios as atividades promovidas pela professora Cynara, haja visto que a dança pode-se associar também a um caráter inclusivo, ao trazer uma bagagem que possibilita uma forma de inserir o individuo na sociedade, criando possibilidades de transformá-lo em pessoa e a pessoa em cidadão, expressando a intensidade dos seus sentimentos e emoções. Assim, a dança é capaz de desenvolver no indivíduo aspectos sociais, cognitivos e motores, associados à sensações de prazer. E é com essa idéia, que nas aulas de dança os alunos aprendem ultilizando o lúdico, com um sentido próprio de dançar, por meio da criação pessoal, em momentos de descontração, baseados no reconhecimento e na aceitação do próprio corpo, associados à criatividade e à imaginação. Desta forma, criou-se a possibilidade de se ultrapassar os limites puramente técnicos, envolvendo aspectos da personalidade, da espontaneidade, de sentimentos e emoções, aproveitando as características de integração dos participantes.

Este tipo de realização oportunizou a vivência de atividades lúdicas, com momentos expressivos de prazer, descontração e satisfação.

Um comentário:

  1. A melhor Escola de Belo Horizonte
    ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS NEVES
    ESTUDEI AI NA 1; PRIMEIRA SERIE ATE A 4 QUARTA
    MINHA PROFESSORA FOI A NORMA E SOCORRO
    ELAS SÃO OTIMAS TEM FOTOS DE TODOS OS EVENTOS DAI.

    ResponderExcluir