segunda-feira, 19 de março de 2012

TROTE SOLIDÁRIO – MEDICINA UFMG NA E. M. MARIA DAS NEVES!!!

No dia 17 de março, a Escola Municipal Maria das Neves recebeu os calouros de medicina da UFMG para a realização do TROTE SOLIDÁRIO.
O Trote é o conjunto de atividade que marca o ingresso de estudantes no ensino superior. Algumas instituições pensando em variar os trotes tradicionais por uma prática mais social, substituiu o trote tradicional pelo Trote Solidário, que consiste em um trabalho comunitário que visa assistir e atuar em alguma comunidade carente de modo a contribuir para o bem estar social daquele espaço.



A escola, que já havia recebido alguns estudantes de medicina da UFMG para conhecerem nosso espaço e nossas atividades, estava extremamente ansiosa para realização desta ação.

O projeto do Trote Solidário, pelo que observamos, foi muito bem planejado e o resultado não poderia ser diferente. Um evento grandioso que envolveu alunos da escola e universitários em um ato educativo que culminou com o crescimento dos nossos alunos.

Segundo o blog Trote – Medicina UFMG "essa proposta de projeto surgiu pela iniciativa de alguns alunos que, quando sofreram o tradicional trote de tinta, sentiram falta de uma ação de cunho social."

Ao pesquisarem sobre um lugar onde pudessem realizar o Trote, os acadêmicos descobriram pela internet o "Blog do Marião", e se interessaram bastante pelas atividades realizadas em nossa escola, como por exemplo o Grafitti.

A partir daí é que a nossa escola entrou em pauta para a efetivação desta ação.

Os acadêmicos de medicina da UFMG vieram em nossa escola e entrevistaram a nossa diretora Fátima Torchia, conheceram nosso espaço e entrevistaram também alguns dos nossos alunos.

Clique na imagem abaixo.

E quando chegou o tão esperado dia, a animação tomou conta da nossa escola. Faixas de agradecimento e recepção foram colocadas na porta da escola e na quadra para receber os estudantes da UFMG, e quando as atividades começaram a interação dos nossos alunos com os acadêmicos foi total.


Houve a pintura do muro da escola, artes com Grafitti, oficina de dança e a restauração da pintura da quadra poliesportiva que ficou maravilhosa e agradou a todos, principalmente nossos alunos que marcam presença diariamente com as atividades esportivas que são oferecidas na escola pelo programa Segundo Tempo e aos finais de semana no Programa Escola Aberta.




















(A quadra antes e depois da restauração).

E em meio a tantas atividades, percebemos que o ato do Trote Solidário, teve uma proporção muito maior do que esperávamos. O jornal MGTV da TV Rede Globo, a rádio CBN e o Jornal Estado de Minas cobriram toda a ação. Entrevistaram nossa diretora Fátima Torchia, nossos alunos e os universitários, porém eles foram surpreendidos ao serem entrevistados pelos nossos jornalistas mirins. Como nossa escola possui um jornal, o “Jornal do Marião”, nossos alunos repórteres também cobriram o evento e além de entrevistarem os universitários entrevistaram também os repórteres e cinegrafistas que cobriam a ação.


Clique nas imagens abaixo.
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/mgtv-1edicao/t/edicoes/v/calouros-e-veteranos-do-curso-de-medicina-da-ufmg-participam-de-trote-solidario/1861866/

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/03/18/interna_gerais,284028/calouros-de-medicina-da-ufmg-abandonam-trote-tradicional-e-dao-bom-exemplo.shtml











Ao final foi servido um almoço caprichado, feito por nossas cantineiras que receberam vários elogios pela comida deliciosa.

Este dia com certeza ficará nas nossas lembranças, pois jamais esqueceremos as ações desenvolvidas que mudou o cotidiano dos nossos alunos. Atitudes como essas com certeza devem acontecer para que a troca de experências seja mútua entre as partes, visando o crescimento de todos como cidadãos atuantes em nossa sociedade!

Um comentário:

  1. parabens pela acao , belo trabalho bela materia ..gostei muito do blog depois de uma olhadinha no meu
    http://emshaescolaintegrada.blogspot.com

    ResponderExcluir