A escola, que já havia recebido alguns estudantes de medicina da UFMG para conhecerem nosso espaço e nossas atividades, estava extremamente ansiosa para realização desta ação.
O projeto do Trote Solidário, pelo que observamos, foi muito bem planejado e o resultado não poderia ser diferente. Um evento grandioso que envolveu alunos da escola e universitários em um ato educativo que culminou com o crescimento dos nossos alunos.
Segundo o blog Trote – Medicina UFMG "essa proposta de projeto surgiu pela iniciativa de alguns alunos que, quando sofreram o tradicional trote de tinta, sentiram falta de uma ação de cunho social."
Ao pesquisarem sobre um lugar onde pudessem realizar o Trote, os acadêmicos descobriram pela internet o "Blog do Marião", e se interessaram bastante pelas atividades realizadas em nossa escola, como por exemplo o Grafitti.
A partir daí é que a nossa escola entrou em pauta para a efetivação desta ação.
Os acadêmicos de medicina da UFMG vieram em nossa escola e entrevistaram a nossa diretora Fátima Torchia, conheceram nosso espaço e entrevistaram também alguns dos nossos alunos.
Clique na imagem abaixo.
Houve a pintura do muro da escola, artes com Grafitti, oficina de dança e a restauração da pintura da quadra poliesportiva que ficou maravilhosa e agradou a todos, principalmente nossos alunos que marcam presença diariamente com as atividades esportivas que são oferecidas na escola pelo programa Segundo Tempo e aos finais de semana no Programa Escola Aberta.

E em meio a tantas atividades, percebemos que o ato do Trote Solidário, teve uma proporção muito maior do que esperávamos. O jornal MGTV da TV Rede Globo, a rádio CBN e o Jornal Estado de Minas cobriram toda a ação. Entrevistaram nossa diretora Fátima Torchia, nossos alunos e os universitários, porém eles foram surpreendidos ao serem entrevistados pelos nossos jornalistas mirins. Como nossa escola possui um jornal, o “Jornal do Marião”, nossos alunos repórteres também cobriram o evento e além de entrevistarem os universitários entrevistaram também os repórteres e cinegrafistas que cobriam a ação.
Ao final foi servido um almoço caprichado, feito por nossas cantineiras que receberam vários elogios pela comida deliciosa.