quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Noite de mágica e de espanto no “Marião”

O dia 07 de outubro de 2009 ficará marcado na história da Escola Municipal Maria das Neves como um dia de contrastes: a alegria das comemorações da Semana da Criança pela manhã, tarde e início da noite foi substituída pela consternação de alunos, professores e funcionários com a inundação que assolou a EMMN no restante da noite.

Era por volta das 20:00 quando o mágico Mr. Rossi encerrou a sua terceira apresentação do dia em nossa escola. Em sua apresentação, Mr. Rossi fez quase de tudo: tirou coelho da cartola, transformou lenços em pássaros, fez objetos desaparecerem e aparecerem diante dos intrigados olhos da platéia, etc. Só não fez a chuva parar!

E como choveu naquela noite. Não demorou muito para a escola ficar sem luz e, como num passe de mágica, logo foi inundada pelas águas da chuva e do esgoto. Formou-se um “rio” no pátio (mais ou menos 30 cm de profundidade). Biblioteca, secretaria, salas da coordenação, direção e dos professores foram inundadas. Um muro que fazia divisa com a casa vizinha caiu dentro da escola. Cada um se refugiou da maneira que pôde. Os alunos ficaram em cima do palco do pátio, professores em cima da mesa da sala, etc. Funcionários e direção tentavam salvar alguns documentos e equipamentos que estavam próximos ao chão. Diversas pessoas, inclusive crianças, andavam descalças na água imunda. Alguns alunos chegaram a passar mal diante a tensa situação.

No dia seguinte a escola parecia um cenário de guerra: parte do guarda-corpo fora destruído e o pátio se mostrava repleto de lama e resíduos diversos. Os funcionários da escola levaram dois dias para limpar o pátio e as salas. O entulho só foi retirado na semana seguinte, no dia 16 de outubro pelos funcionários da prefeitura.






* Imagens veinculadas pela Rede Globo Minas em 8 de outubro de 2009, durante a primeira edição do MG TV.


Para assistir a reportagem da TV Globo sobre a enchente, clique aqui.

Para assistir a reportagem da TV Alterosa sobre a enchente, clique aqui


Passado o susto, se torna necessário refletir sobre as causas que provocaram estes incidentes. Será que a incrível quantidade de chuva que caiu naquele dia justifica tal calamidade?

Provavelmente não! Não foi a primeira vez que muro caiu. Waldemar Alves Pereira Filho, antigo funcionário da escola, conta que no dia 10 de dezembro de 1994 incidente semelhante ocorreu. A professora Fátima ressaltou que, enquanto a prefeitura não realizar obras estruturais na encosta, a escola ficará sempre sujeita a esses incidentes. Construir um simples muro lá, não resolverá o problema.

O problema da enchente também é preocupante e não se restringe a nossa escola. Basta ler os noticiários para enumerar inundações cada vez mais constantes e em diferentes lugares da cidade. Quando caem os temporais, a água não encontra a vazão adequada, devido a diversos fatores como o acúmulo de lixo em canos e bueiros.

Cabe ao poder público tomar as providências necessárias para a realização de obras que evitem ou minimizem esses incidentes. Procedimentos de manutenção devem ocorrer constantemente para manter a segurança e saúde de todos. Porém, cabe a nós, integrantes da comunidade, a exigir e fiscalizar o cumprimento dessas ações, além de contribuir com a limpeza urbana. Não jogar o lixo na rua já ajuda bastante. Afinal, não será num passe de mágica que estes problemas se resolverão. Mr. Rossi que o diga!

Guilherme Campos dos Santos

17 comentários:

  1. nome:caio eduardo

    fez uma destruiçao na escola sujo o patio todo eo palco destruiu o andar de cima fez um buraco e atraz da cozinha sujou tudo .

    ResponderExcluir
  2. a foi ruim ne o muro da escola ter caido . Ficamos sem aula. Mas, está bom graças a Deus ninguém ficou machucado. Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Nós participamos desse episódio.Foi triste. Pensamos que iríamos morrer. A única coisa que conseguimos fazer era pedir a Deus que aquela cena costrangedora acabasse.Depois de tanto pavor graças a Deus o trasntorno cabou e assim podemos ir embora.

    Patricia e Ludmilla.

    ResponderExcluir
  4. Perigo na escola

    Por causa da mão de obra deficiente, o Muro da Escola Maria das Neves desabou, o esgoto transbordou, alagou, lameou e sujou toda a escola, no dia 07 de outubro de 2009. Eu já tinha ido embora da escola. Se eu tivesse na escola, eu tinha ficado muito apavorada.

    Maria das Dores dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Achei, o texto muito bem feito e aborda o problema que vem de longa data , o descaso das autoriades com a população que paga seus impostos! A construção do Muro não resolve o problema como um todo! Espero que dessa vez a prefeitura tome uma iniciativa que resolva o problema de uma vez e não apenas uma solução paliativa! Chega de descaso com a nossa escola .

    Marcelo Augusto

    ResponderExcluir
  6. Perigo na escola

    Como foi assustator ver a escola ficar cheia de lama. O muro da casa vizinha caiu atrás da escola .
    Para nós, alunos, foi muito ruim ficar sem ter aulas durante uma semana e dois dias .
    Para mim, que trabalho de dia e estudo a noite, sem aulas ficou muito ruim. Agora, espero que quando for arrumar o muro que fação um servico bem feito, porque não é a primeira vez que o muro da escola cai. Ver a escola daquele jeito eu não gostaria de ver novamente.

    Marilda

    ResponderExcluir
  7. No dia 7 de outubro aconteçeu uma cena terrivel que só quem estava presente viu o pesadelo que foi numca passei por isso,quando a chuva começou nem me preucupei por que achei que estava segura, depois que percebi que a chuva estava ficando cada vez mais forte começei a ter medo quando começou aconter varios tipo de coisa, como o muro que caiu e as lixeiras e deu apagão fiquei muito asustada que nem sabia como iria reagir mais graças a Deus, apesar de tudo que passamos, nemhum de nos fomos atingidos.

    Deisielly

    ResponderExcluir
  8. No dia 9 de outubro de 2009 ocorreu um grave acidente na Escola Municipal Maria das Neves onde um moro desabou. Era um dia de festa. Tinha um mágico fazendo uma apresentação. Todos os alunos davam risadas quando o muro desabou. Todos ficaram correndo de um lado para o outro. Os professores ficaram preocupados com os alunos e com o material escolar porque a áqua atingiu a biblioteca, a diretoria, a cozinha e os banheiros. Mas graças a Deus tudo correu bem, mas tenho certeza se a natureza quiser acabar com o mundo é so tocar o dedo que destrói tudo.

    Airton Boaventura

    ResponderExcluir
  9. Eu achei ruim do muro ter caido.Porque causou um estrago na escola,estorou o esgoto a agua subiu 30cm tinha professores e alunos com medo,os corredores tinhao burracos.Depois deu trabalho para as fachineiras limpa a escola.Agora vamos reza para que isso nao repita mais.

    Guilherme H.

    ResponderExcluir
  10. Eu achei pessimo o dia tava tao bom com o magico e termino tao tragico.

    ResponderExcluir
  11. foi ruim para todos q estavam na escola porque correram perigo de c machuca e tambem causou mto estrago nas coisas da escola so isso

    ResponderExcluir
  12. Eu achei a parada muito sinistra, o que aconteceu na escola, e assustou muitas pessoas menos eu roi muito riim para todos.

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei sentida pois foi uma destruição bem grande.
    Na quinta e sexta não tivemos aula. Eu estava
    ansiosa para pular na cama elástica. Ainda bem
    que na semana seguinte podemos realizar
    nossas brincdeiras.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opiniao a escola não estava preparada para aquela chuva,e como tem um barranco atras
    da escola ,ai desabou o muro de atras da escola.

    ResponderExcluir
  15. Eu estava lá no dia. Eu e meus colegas ficamos bem assustados. Começou chovendo muito e depois faltou energia. Até ai tudo bem , mas depois começou a subir a água porque chovia muito forte e as placas da frente da escola voaram para o meio. Depois o muro caiu com um monte de aguá suja. Foi aí que ficamos muito apavorados. Estava subindo a água e os trovões estavam muito fortes a cada minuto acontecia uma coisa. Foi uma experiência horrivel.

    ResponderExcluir
  16. Eu estava la no dia da enchente foi horrivel primeiro chuveu muito forte,logo em seguida acabou a energia,placas voaram nem sei direito o que era pois tinha acabado a energia,
    como num passe de mágica a escola começou a inundar ,um estouro assustou a todos era o muro caindo junto com uma agua de esgoto,uma senhora de idade ficou nervosa e passou mal.Mas temos que cobrar da prefeitura uma obra completa na estrutura da escola já que o ploblema de enchente e muro caindo e antigo.

    ResponderExcluir
  17. triste e tenso o q aconteceu na escola

    ResponderExcluir